Buscar
  • Mulheres na Literatura

Por um Novo Olhar de Helena Andrade



O livro tema do último encontro na Unibes Cultural, de autoria da organizadora do Projeto Mulheres na Literatura, foi resenhado pela blogueira Alda, do Dondoca Literária. Com delicadeza e sentimentos aflorados, ela nos passa suas percepções sobre a história:


Na resenha de hoje vamos de leitura nacional, onde amor próprio, aceitação e a redescoberta é presença constante no enredo.

Marina é uma jovem enfermeira que teve sua vida anulada após inúmeras provações, hoje ela segue levando uma vida sem grandes expectativas e uma imensa sensação de inferioridade. As sombras de seu passado sofrido pela morte precoce da mãe e a negligência de um pai alcoólatra, Marina não teve estrutura para se manter em seu casamento após sofre um aborto.

Contudo, a vida ainda resolve lhe pregar uma peça, e, as vésperas de uma viagem para Portugal, na tentativa de reavivar seu casamento ela recebe o diagnóstico de leucemia. Entre o começo do seu tratamento e seu casamento a um passo do fim, Marina opta pala viajem, mas fica surpresa com seu marido, ao anunciar o pedido de divórcio.

Sem chão, Marina decida dar um novo rumo na sua vida, independente do seu futuro incerto.


"A vida só cessa, quando ela cessa.

Enquanto houver uma chama sequer, vale à pena lutar por ela”.


Primeiramente gostaria de agradecer a autora por ter a sensibilidade de colocar em palavras um sentimento que muitas pessoas têm dificuldade de enxergar.


Com situações reais decorrentes do seu dia a dia acompanhamos o desenvolvimento de uma personagem que vive as sombras de passado que desconhece, e, talvez sem se dar conta acaba sendo vítima dele.

Marina vivia uma vida empurrando com a barriga, num verdadeiro comodismo, por falta de saber onde é o seu lugar, mas quando a vida lhe mostra que talvez não haja mais tempo a perder, ela agarra essa oportunidade com unhas e dentes, vivendo experiências que vai lhe dar muitas perspectivas; E a partir desse ponto acompanhamos o nascer de uma nova mulher, enfrentando seus medos, se reencontrando e tendo seu amor-próprio resgatado com louvor.


Um livro dramático, mais ao mesmo tempo, rico em reflexão, com um romance fofo que da certa leveza à obra, sendo primordial no desenvolvimento da personagem.


Simplesmente leiam!



17 visualizações2 comentários

Por @helenaandrade 2019

Imagens: Wix and Pixabay