Buscar
  • Mulheres na Literatura

Mulheres na Literatura - As premiadas



Quem são as autoras que obtiveram destaque ao receber prêmios literários?

Por que elas fazem parte de um seleto grupo?


Nesta época do ano o universo literário começa a se movimentar com a expectativa dos prêmios literários. Seja pela oportunidade dos autores se inscreverem ou pela possibilidade de conhecer os classificados.


No Brasil dentre os principais estão o Jabuti, Oceanos, São Paulo de Literatura e mais recentemente o Kindle, criado pela Amazon, que premia as produções em e-book publicados na plataforma.


Há de se ressaltar que a publicação de mulheres tem crescido nas últimas décadas. De acordo com a pesquisa iniciada em 2003, pela pesquisadora da Universidade de Brasília, Regina Dalcastagnè, em 693 romances analisados, publicados por grandes editoras, em períodos distintos, os percentuais de obras publicadas por autoras em comparação com as de autores, saltou de 17,4%, nos anos de 1965 a 1979, para 41,3% entre os anos de 2005 a 2014.


Será que este crescente também está acontecendo nas premiações?


Ao apurar as obras classificadas nas três principais premiações, entre os anos de 2010 a 2019, obtive-se o seguinte resultado:


O Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro - CLB, premia diversos gêneros, de ficção a não ficção, literatura técnica, quadrinhos, ensaios, biografias dentre outros. Para este post foram selecionadas apenas as obras no quesito romance, sendo que, das 25 classificadas, somente 4 são de autoras e apenas 2 ficaram em primeiro lugar.


No Oceanos, este almejado prêmio que disponibiliza um considerável recurso financeiro ao vencedor, organizado pela Itaú Cultural, também tem demonstrado o mesmo ranking para as publicações de mulheres. Foram 34 vencedores e apenas 10 obras eram de autoras.

Neste ano já foi divulgada a lista dos semifinalistas. Foram selecionados 54 livros entre romances, poesias, contos e crônicas e 29 autoras estão neste rol. Quem sabe este ano não se repete o resultado de 2019, quando as 3 principais premiações foram destinadas as mulheres.


Fechando nossa lista de premiações, na categoria livro físico, o São Paulo de Literatura, cuja recompensa financeira também é compensadora, dos 27 selecionados, no mesmo período indicado acima, ou seja, 2010 a 2019, as mulheres obtiveram 11, nas categorias autor, autor (a) estreante - 40 e autor (a) estreante + 40.


A Amazon iniciou o projeto de premiação do Kindle de Literatura no ano de 2016. Desde então foram 4 premiados, sendo 3 deles mulheres e a cada ano há um aumento significativo no número de obras inscritas, acirrando ainda mais a disputa.


Pelos dados acima, vocês já podem perceber o quanto este grupo de vencedoras é seleto, não é mesmo?

Em média são inscritos e concorrem mais de 1.000 obras de autores variados. Na última edição do Oceanos foram 1.649 obras só de autores brasileiros.


E quem são estas mulheres que tem se destacado neste eixo da literatura?

Abaixo vamos apresentar algumas, inclusive as que já tiveram seus livros selecionados para nossos clubes.


Maria Valéria Rezende


1º Lugar - Jabuti 2015

Título: Quarenta Dias

Editora: Objetiva


3º Lugar - Jabuti 2017

1º Lugar - São Paulo de Literatura - 2017

Título: Outros Cantos

Editora: Companhia das Letras





Aline Bei


Vencedora São Paulo de Literatura 2018

Autor estreante -40

Título: O peso do pássaro morto

Editora Nós






Barbara Nonato


Vencedora Prêmio Kinkle - 2019

Título: Dias Vazios

Amazon







Nara Vidal


3º lugar Prêmio Oceanos - 2019

Título: Sorte

Editora Moinhos







Beatriz Bracher


Vencedora Prêmio São Paulo de Literatura - 2016

Título: Anatomia do Paraíso

Editora 34





Curtiram o post?

Então, deixe seu comentário.

Se tiver interesse em conhecer as outras autoras premiadas, os links encontram-se abaixo na indicação das fontes.


Por Helena Andrade


Fontes:

Dalcastagnè - A personagem...

Jabuti - Premiados por Edição

Oceanos - Itaú Cultural

São Paulo de Literatura

Kindle - Amazon

Fotos: arquivo Google

12 visualizações

Por @helenaandrade 2019

Imagens: Wix and Pixabay